quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Confraternização dos pais e alunos

Aconteceu no dia 22/12/11 na










Cordel do aluno Lucas



Clique aqui e leia o cordel.

Confraternização dos funcionários

Aconteceu no dia 20/12/11 na







segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mensagem da semana

O homem

Em cidade interiorana havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém.

Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas.

Morava em modesta pensão, onde era admirado e querido.

Para testá-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar.

Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, que o homem gostava muito.

A garçonete chegou próxima a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar a tarefa.

Mas ela serviu todos os demais e, quando chegou a vez dele, foi embora para outra mesa.

Ele esperou calmamente e em silêncio, que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita, para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato na direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o.

Após servir todos os demais, passou rente a ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma, como quem havia concluído a tarefa e retornou à cozinha.

Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos observavam discretamente, para ver sua reação.

Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e lhe disse: o que o senhor deseja?

Ao que ele respondeu, naturalmente: a senhora não me serviu a sopa.

Novamente ela retrucou, para provocá-lo, desmentindo-o: servi, sim senhor!

Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos...

Todos pensaram que ele ia brigar... Suspense e silêncio total.

Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranqüilamente: a senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais!

Os amigos, frustrados por não conseguir fazê-lo discutir e se irritar com a moça, terminaram o jantar, convencidos de que nada mais faria com que aquele homem perdesse a compostura.

Bom seria se todas as pessoas agissem sempre com discernimento em vez de reagir com irritação e impensadamente.

Ao protagonista da nossa singela história, não importava quem estava com a razão, e sim evitar as discussões desgastantes e improdutivas.

Quem age assim sai ganhando sempre, pois não se desgasta com emoções que podem provocar sérios problemas de saúde ou acabar em desgraça.

Muitas brigas surgem motivadas por pouca coisa, por coisas tão sem sentido, mas que se avolumam e se inflamam com o calor da discussão.

Isso porque algumas pessoas têm a tola pretensão de não levar desaforo para casa, mas acabam levando para a prisão, para o hospital ou para o cemitério.

Por isso a importância de aprender a arte de não se irritar, de deixar por menos ou encontrar uma saída inteligente como fez o homem no restaurante.

Pense nisso!

A pessoa que se irrita aspira o tóxico que exterioriza em volta, e envenena-se a si mesma.

Curso de Plano Museológico


Durante os dias 14, 15 e 16 a E.E.E.P. Pedro de Queiroz Lima foi representada pelo educador, historiador e especialista em museologia, Alexandre dos Santos Rocha, que participou das discussões promovidas no curso de Plano Museológico: implantação, gestão e organização dos Museus, pelo Memorial Deputado Pontes Neto (MALCE) – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE), com parcerias do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Sistema Estadual de Museus (SEM-CE). Realizado no Auditório Murilo Aguiar – Assembleia Legislativa do Ceará, utilizando também a ferramenta de videoconferência com os municípios cearense, como, Sobral, Juazeiro do Norte, Aracati e outros. 



Projeto Xadrez na Escola - Torneio de Xadrez

O Projeto Xadrez na escola, encerrado no dia 16/12/11 teve como objetivo incentivar o ensino e a prática de xadrez, e assim contribuir no desenvolvimento da inteligência, raciocínio lógico e relações interpessoais. Os jogos aconteceram no laboratório de matemática e tinha a coordenação da Profª Karine Gonçalves, o aluno campeão foi Jefferson Aklis Cordeiro da Costa da turma de edificações.







sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Para refletir - Deus existe?

Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro e conversaram sobre vários assuntos. Conversa vai, conversa vem e começaram a falar sobre Deus...
O barbeiro disse:

- “Eu não acredito que Deus exista como você diz”.
- “Por que você diz isto?” – o cliente perguntou.
- Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas”.

O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu.


Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia sujo e arrepiado.


Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:

- “Sabe de uma coisa? Barbeiros não existem”.
- “Como assim eles não existem?” – perguntou o barbeiro.
- “Eu estou aqui e eu sou um barbeiro”.
- “Não!” - o cliente exclamou. Eles não existem, porque se eles existissem não existiriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está andando ali na rua”.

- “Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas”.

- “Exatamente!” – afirmou o cliente.
- “É justamente isso, Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, pois é uma opção delas, e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo”.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

Na 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial de Beberibe, foi realizada no Centro de Treinamento Bom Jardim nos dia 29 e 30 de novembro de 2011. A abertura dos trabalhos foi feita pelo representante da 1ª Consocial César Colaço. O evento discutiu o tema em quatro eixos temáticos: I – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; III – Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; IV – Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. Para expor e mediar a discussão veio o representante da Controladoria Geral da União, Cláudio Henrique Fontinelle Santos.



A E.E.E.P. Pedro de Queiroz Lima enviou como representantes, Alexandre dos Santos Rocha e Maria do Socorro Evangelista Lourenço Silva, que participaram das discussões para a construção das dez diretrizes do eixo II para serem votadas em plenária. Este tema está ligado a formação de sujeitos pensantes e atuantes para a formação de uma sociedade mais fiscalizadora, justa e consciente de seu papel no controle da gestão pública. Para sistematizar a escolha e votação das diretrizes e dos delegados na Conferência, a representante da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará, Flávia Alves conduziu o processo. 




I Diálogo da Consciência Negra

O 1ª Diálogo da Consciência da E.E.E.P. Pedro de Queiroz Lima teve como finalidade conscientizar a comunidade escolar da importância da colaboração dos países africanos na formação da cultura brasileira de base indígena, europeia e negra. Ressaltando a história, a cultura, os valores e os costumes deste continente que originou o homem e ao mesmo tempo tão estigmatizado pela mídia, por mostrar apenas as dificuldades e misérias enfrentadas pela população. Para estabelecer esse contato houve a seguinte programação que discutiu o tema de maneira dinâmica:

11:45 - Dança da Copa (Hospedagem);
Paródia;
12:00 - Feijoada Cultural;
13:00 às 13:30 - Painéis dos Grandes Líderes (Eletrotécnica A e b);
Paródia;
13:30 às 14:00 – Religiões Afro-brasileiras;
Paródia;
14:00 às 15:00 - Palestra: História e Cultura dos Afro-brasileiros (João Paulo Pinto Có);
15:00 às 15:30 – Mostra de Culinária - Afro-brasileira;
Paródia;
15:30 às 16:00 - Dança do Coco de Roda – Caetano;
Pérola Negra – Dança;
16:00 às 16:30 – Roda de Capoeira;
Paródia;
16:30 às 16:45 – Navio Negreiro;
16:45 às 17:00 – Encerramento - Diálogo entre etnias (Ricardo e Daniel).